Cinco anos de Duplo Haiku

Índice
Um pouco de história
Cinco anos de haikus
Agradecimentos

O DH comemora cinco anos!

Um pouco de história
O que começou com o envio de um haiku enfiado à pressão num inocente email, rapidamente tornou-se no blog número 1 da internet1. 30 de Setembro de 2005, é a data oficial da primeira publicação. Vozes Caladas, um belíssimo poema que contém toda a essência do haiku: a referência à natureza como reflexo dum sentimento. Esta continua uma das inspirações do blog ao longo destes cinco anos: o simples prazer na companhia dos que amamos.

Sem o esperarmos, vimos o número de visitas ao blog atingir valores incontáveis (nomeadamente, na grande maioria dos dias, em que era zero).

Avançámos com acções de promoção: a comemoração do Ano e ½, com direito a novo layout, convites à celebração e haikus inéditos; a participação de convidados especiais (obrigado, Dora Vieira, Filipe Miguez e Rui Romão) e a tentativa de suborno com autocolantes (ei! ainda temos um montão destes. Quem quer? — são aprovados pela girafa Gigi!2)

Sem desistirmos, perante os sucessivos «mas que é isto!?», continuámos a encontrar novas formas de aborrecermos os nossos pares e, pelo caminho, experimentámos novas variações ao haiku tradicional (Matsuo Basho rebola na campa): 2, 3, 4, 5 e 6(!) tríades, as revisitações, as colaborações, as séries e, a mais recente, o não-haiku3.

Olhando para trás, podemos rever em tantos haikus o reflexo de momentos particulares pelos quais passámos. Alegria, Tristeza, Dúvida, Determinação, Desilusão, o Gozo na Amizade e Parvoice q.b.4.

O motivo e objectivo do Duplo Haiku mantém-se: «dar-nos a conhecer, a nossa mente, alma e espírito, àqueles que partilham connosco esta longa viagem» (Sobre o Duplo Haiku, 13.3.2007).

Cinco anos de haikus
Neste quinto aniversário, mas que é o sexto ano (confuso?), em jeito de retrospectiva, fomos aos arquivos, escolhemos e comentámos, cada um, seis haikus5 do outro (um por ano).

Desfrutai de:
Cinco anos de haikus

Agradecimentos
A Deus, fonte de vida, alegria e criatividade, à Dora, à Sofia6, à Eva, que sempre inspiraram e apoiaram e aos amigos, que mesmo não mergulhando neste onda, nunca disseram que a água era fria e sempre suportaram os ocasionais salpicos com um sorriso nos lábios.

Emanuel Viçoso & João Valado
30 de Setembro de 2010


[1] Na categoria Blogs Dedicados à Poesia Japonesa, em Português, com Dois Autores que Partilham a Primeira Letra do Apelido.
[2] Para receber um na sua caixa de correio tradicional, envie email com morada para duplohaiku@gmail.com.
[3] Como todas as grandes rockstars, também tivemos os nossos projectos a solo (Eu não sou insano de EV e Folha de JV), mas como estes estão virtualmente falecidos, atirámo-los para nota de rodapé.
[4] Para um olhar mais aprofundado sobre os diferente tópicos, leia o artigo Porque é Duplo o Haiku.
[5] Humm... Mais coisa, menos coisa.
[6] Com que então um livro, hein Sofia! — isso é que marcar pontos.